Ficheiro SAF-T
Com a Rauva, não tens de te preocupar com o não cumprimento da regulamentação SAF-T, o que poderia resultar em multas e penalizações e ser um encargo significativo para o teu negócio, uma vez que ao emitires faturas através da app Rauva estás totalmente em conformidade em relação a quaisquer atualizações e requisitos exigidos em território nacional.
Neste artigo, vais ficar a saber o que é o ficheiro SAF-T e como gerar o ficheiro SAF-T.
O que é o ficheiro SAF-T?
O ficheiro SAF-T (Standard Audit File for Tax) é uma norma internacional para o intercâmbio eletrónico de dados contabilísticos fiáveis das empresas para as autoridades fiscais ou auditores externos. O sistema foi introduzido pela primeira vez em Portugal em 2008 e desde então tem sido adoptado por vários outros países europeus. O SAF-T contém informações de faturação, serviços prestados, produtos vendidos, dados de clientes — e precisa de ser enviado mensalmente às Finanças.
O prazo para submissão do SAF-T é até o 5.º dia do mês seguinte à emissão dos documentos. Isto é: o SAF-T com os documentos de Janeiro, tem de ser comunicado até ao dia 5 de Fevereiro.
Como gerar o ficheiro SAF-T?
- No menu, clicar em Faturas;
- No canto superior direito, clicar em Preferências ⚙️;
- Clicar em Gerar ficheiro SAF-T;
- Escolher o mês;
- Introduzir o e-mail do destinatário pretendido e clicar em Enviar.
👋 Todos os documentos comunicados às Finanças Portuguesas via ficheiro SAF-T podem ser encontrados no portal e-Fatura, aqui.
O ficheiro SAF-T, se é através deste método que comunicas os documentos, tem depois de ser enviado no Portal das Finanças.
Vê mais sobre este tema aqui.