Faturação

Se pagar uma fatura/despesas e não solicitar o NIF da empresa, quais são as consequências?

Se esta despesa foi incorrida em Portugal, será tributada a 50% em IRC. Certifique-se de que solicita faturas com o número de IVA da empresa no futuro. Para despesas incorridas no estrangeiro, o número de IVA não tem de estar na fatura, mas é altamente recomendado.

Quando posso começar a faturar?

Após receber a carta da Autoridade Tributária (AT) com as suas credenciais fiscais, deve primeiro carregar este documento para a plataforma Rauva (App ou desktop). Depois, faremos a ligação necessária na Autoridade Tributária e informá-lo-emos quando estiver concluída, altura em que pode começar a faturar.

Que código de isenção devo usar ao emitir uma fatura?

O código de isenção correto depende de vários fatores, por isso é importante verificar com o seu contabilista antes de emitir a fatura.

Para ajudar o seu contabilista a determinar o código correto, esteja preparado para fornecer estes três detalhes:

  • O que está a vender ou que serviço está a prestar?
  • Onde está localizado o seu cliente (Portugal, outro país da UE ou fora da UE)?
  • O seu cliente é uma empresa ou um particular?

Estes detalhes afetam se o IVA se aplica e que código de isenção deve ser usado. O seu contabilista analisará o seu caso específico e orientá-lo-á sobre o código correto a incluir na fatura.

Qual é a taxa de retenção na fonte que devo mencionar nas faturas?

O campo deve ser definido como 0. No entanto, para freelancers freelancer, os serviços estarão sujeitos a uma taxa de 25%.

Que elementos são obrigatórios quando emito uma fatura?

Ao fazer uma fatura precisa de preencher os seguintes detalhes: Data da fatura, NIF do cliente, morada do cliente, nome do cliente, descrição do serviço/bem, taxa de IVA, se isento de IVA, que item e código devem ser usados, valor exato.

Quando recebo de um cliente, devo emitir um recibo?

Se emitir uma fatura-recibo, não precisa de emitir um recibo. Se emitiu uma fatura, deve emitir um recibo para mostrar que a fatura foi paga. Como evidência da transação recebida, deve anexar a fatura-recibo ou fatura emitida.

Quando é que devo carregar os documentos para a aplicação?

Deve carregar o documento imediatamente após incorrer numa despesa/executar um pagamento ou enviar uma fatura/receber pagamento. Carregar documentos cedo permite ao seu contabilista antecipar desafios antecipadamente e ajuda a prevenir atrasos no final de cada ciclo mensal.

Todas as transferências devem ter evidência?

Sim, todas as transferências devem ter base legal/documentação que as justifiquem.

ATCUD — O que é?

O ATCUD é um código único usado para identificar documentos fiscais, como faturas ou notas de crédito. Inclui um prefixo das sequências registadas no portal da AT para um utilizador específico e um número sequencial dos documentos emitidos nessa sequência. Por exemplo: JFG92M-2, JFG92M-3, JFG92M-4. Este código, juntamente com um código QR, valida o documento. Quando emite documentos através da Rauva (como faturas, faturas-recibo, notas de crédito ou orçamentos), garante a conformidade com os padrões da Autoridade Tributária (AT).

Configurar a comunicação automática com o Portal de Finanças

Este é um passo obrigatório e muito importante para todos os utilizadores Supercharged. Configurar a comunicação automática na app é muito simples e direto. Ao configurar faturas pela primeira vez, haverá um passo que requer que defina o seu método de comunicação preferido (automático ou manual). Simplesmente selecione 'Carregamento Automático para o portal da AT', reintroduza as suas credenciais de sub-utilizador, e está tudo definido.

Consulte o nosso artigo aqui.

Ao configurar a comunicação automática com a Autoridade Tributária, garantirá que cada fatura que emitir será comunicada automaticamente à AT. Isto poupará tempo todos os meses.

Quando devo emitir uma nota de crédito?

Existem dois tipos de notas de crédito: notas de crédito parciais ou totais. As notas de crédito referem-se sempre ao cancelamento total ou parcial de um documento previamente emitido. Como o nome sugere, as notas de crédito totais anulam todo o documento, enquanto as notas de crédito parciais apenas anulam parte do documento. As notas de crédito devem ser emitidas quando há um erro na fatura, quando são necessárias devoluções de produtos, em caso de trocas. Também podem ser usadas para fornecer um desconto ao fornecedor.

Isto respondeu à tua pergunta? Obrigado pelo feedback! Houve um problema ao enviar os comentários. Por favor, tenta mais tarde.

Ainda precisas de ajuda? Contacta-nos Contacta-nos