A Rauva terá um IBAN português?

Sim, a Rauva tem planos para vir a disponibilizar um IBAN português e estamos, de momento, a avaliar várias hipóteses. Por enquanto, temos um IBAN francês através da nossa parceria com a Swan, que está regulamentada em França.

Com essa parceria os nossos utilizadores têm acesso a um SEPA IBAN (Single Euro Payments Area — International Bank Account Numbers). Isto significa que oferecemos os mesmos benefícios que qualquer outro IBAN da União Europeia.

As transferências SEPA são gratuitas?

De acordo com os regulamentos estabelecidos pelo Conselho Europeu de Pagamentos (EPC), as transferências SEPA estão sujeitas ao princípio de "não discriminação", o que significa que as taxas e encargos das transferências a crédito SEPA (SCT) e dos débitos directos SEPA (SDD) deverão ser os mesmos que os das transacções domésticas equivalentes.

Isto geralmente resulta em transferências SEPA gratuitas ou de baixo custo dentro da zona SEPA.

Discriminação contra IBANS não locais

Algumas empresas e empregadores não aceitam IBANs que não sejam do país onde estão sediados. Digamos que queres pagar a tua conta de eletricidade em Portugal, mas o teu fornecedor de eletricidade recusa-se a aceitar um IBAN que não comece com PT (para Portugal). Isso significa que eles discriminam IBANs não locais, o que é um problema para pessoas com contas internacionais.

Eles não estão legalmente autorizados a fazer isso. Os comerciantes são obrigados pela legislação da UE a aceitar IBANs de outros Estados membros do Espaço Económico Europeu (EEA). Caso contrário, podes denunciá-los à autoridade competente do teu país.

Isto respondeu à tua pergunta? Obrigado pelo feedback! Houve um problema ao enviar os comentários. Por favor, tenta mais tarde.

Ainda precisas de ajuda? Contacta-nos Contacta-nos